segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um pequeno grande olhar

Acho que pela décima vez estou lendo “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint- Exupéry, um menino vindo de outro planeta para nos ensinarmos a amar as pequenas coisas. Meu olhar ingênuo em relação as coisas do mundo me deixam vulnerável como o Pequeno Príncipe. Esse trecho do livro :

"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"

Essa metáfora me faz pensar no quanto nossos olhares são diferentes as inúmeras coisas que acontecem e o quanto eu ainda não entendo umas coisas. Mas na minha essência nunca fui normal mesmo. Então, arrumar conjecturas para aceitar alguns comportamentos seria 'normal ' à minha anormalidade.

Ai depois ele complementa:

“Tu te tornas responsável pelo que cativas”.

Como cobrar de alguém e dizer isso acima, vão me achar mais anormal ainda, mas é tão bonitinho você cativar alguém, não que eu seja santa, não é isso, mas não costumo iludir pessoas ou fazerem acreditar em coisas que não existem, principalmente se essas coisas são relacionadas ao coração, ao sentimento.

Afffe as pessoas não sabem se relacionar e vivem trocando as estações, na boa me incluo nessa, pois as vezes não entendo os sinais, ou será que me sinalizaram errado?

Rsrs Enfim, gosto do olhar ingênuo e profundo do Pequeno Príncipe , talvez se as pessoas pudessem olhar com esse olhar o mundo seria um pouco menos rude.

Olha isso :

“Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas”

Talvez, só por talvez, vocês poderiam agora distorcer suas visões torpes de gente grande e ver com a simplicidade dele.

“Para enxergar claro,basta mudar a direção do olhar”. Mandou bem.

Agora chega, cansei …

Vamos virar a página....

Beijãozão a todos.

Um comentário:

  1. É uma das minhas frases preferidas do livro, posso dizer que "Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas" é um princípio para mim.
    Minha outra frase favorita é "A linguagem é a fonte de desentendimentos".
    Nada pode ser mais verdadeiro que Saint-Exupéry.

    ResponderExcluir